Volvo anuncia testes com células de combustível em caminhões na Europa em 2025
Depois do recente anúncio do início de testes internos com caminhões elétricos a hidrogênio, a Volvo Trucks já está programando uma segunda fase do piloto, em operações reais de transporte em estradas públicas na Europa, a partir de 2025. Os veículos emitem apenas vapor de água e têm uma autonomia de até 1.000 km.
Os caminhões elétricos movidos a células de combustível por
hidrogênio serão especialmente adequados para transportes pesados de
longa distância. Eles também serão uma opção em regiões onde as
possibilidades de recarga de baterias são limitadas.
"Acredito
que os testes-piloto mostrarão o potencial para caminhões elétricos em
rotas longas. Serão realizados em clima severo e nos darão uma grande
oportunidade de dirigir com cargas pesadas, de até 65 toneladas", diz
Jessica Sandström, vice-presidente sênior de gestão de produto da Volvo
Trucks.
O objetivo dos testes-piloto será analisar todas as
diferentes características da operação do caminhão, incluindo, além dos
componentes, aspectos como dirigibilidade e experiência para o
motorista.
Células de combustível geram sua própria eletricidade a
partir do hidrogênio a bordo, ao invés de serem carregadas de fontes
externas. O único sub-produto emitido é o vapor de água. Os caminhões
elétricos da Volvo usarão duas células de combustível, com capacidade
para gerar 300 kW de potência, e terão um tempo de reabastecimento
inferior a 15 minutos.
Hidrogênio verde
A tecnologia de
células de combustível está em fase inicial de desenvolvimento. Embora
existam muitos benefícios, ainda há alguns desafios, especialmente o
fornecimento em larga escala de hidrogênio verde, produzido de fontes de
energia renováveis, como eólica, hídrica e solar. Outro ponto a ser
superado é a necessidade de uma infraestrutura de abastecimento. Durante
os testes-piloto, o abastecimento dos veículos com hidrogênio verde
será feito nas garagens das empresas selecionadas.
"Nossa
expectativa é de que o fornecimento de hidrogênio verde aumente
significativamente nos próximos dois anos, já que muitas indústrias
dependerão dele para reduzir o CO2. Os caminhões de células de
combustível serão importantes para transportes pesados de longa
distância dentro de alguns anos", afirma Jessica.
As células de
combustível serão fornecidas pela Cellcentric - joint venture entre o
Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric construirá uma das
maiores instalações da Europa para produção em série de células de
combustível, desenvolvidas especialmente para veículos pesados.