ViaQuatro e ViaMobilidade orientam quando intercomunicador e ‘botão soco’ devem ser utilizados
O uso correto desses dispositivos é fundamental para a segurança dos passageiros e eficiência da operação
Para garantir a segurança
dos clientes, as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda
contam com dispositivos de acionamento em casos de urgência. São eles o
intercomunicador e o botão de
emergência, este conhecido como "botão soco", instalados em todos os
carros dos trens.
O intercomunicador é um recurso de comunicação direta com o operador do trem ou com o Centro de Controle Operacional (CCO) para solicitar socorro e permite uma resposta mais rápida e adequada do que o "botão soco" sem afetar a operação dos trens. Por meio do intercomunicador, o passageiro pode solicitar ajuda e relatar ao operador o que está acontecendo, gerando o acionamento imediato das equipes de agentes de atendimento e segurança (AASs) para o suporte necessário na plataforma da próxima estação onde o trem parar.Um caso exemplar que demonstra a eficácia desse sistema foi registrado na Ouvidoria da Linha 5-Lilás em maio deste ano. Um cliente com transtorno de espectro autista, ao vivenciar uma crise sensorial, utilizou o intercomunicador para solicitar ajuda. Assim que o trem parou na estação seguinte, os AASs conduziram o cliente a um ambiente tranquilo, o acolheram e ofereceram água.Esse incidente ilustra perfeitamente a importância do intercomunicador como ferramenta essencial de segurança e suporte. O atendimento foi realizado de forma precisa e humanizada sem prejudicar a operação da linha ou comprometer a experiência dos demais passageiros."O intercomunicador nos permite identificar e solucionar rapidamente a grande maioria das ocorrências sem comprometer a segurança dos passageiros e o funcionamento da operação", explica Nathalia Martins, gerente-executiva de Atendimento da ViaQuatro e da ViaMobilidade – Linhas 5 e 17.Os intercomunicadores estão estrategicamente localizados dentro dos carros dos trens, geralmente próximos às portas, para garantir fácil acesso em caso de necessidade.
'Botão soco' só deve ser acionado em extrema urgência
Já o "botão soco" foi
projetado para interromper imediatamente a composição em situações
críticas, como incêndio, presença de fumaça no vagão ou pessoa presa
entre as portas. Seu acionamento deve ser estritamente reservado para
casos
de extrema urgência, visto que o uso incorreto pode causar atrasos
significativos e impactar toda a operação da linha.O
uso indevido do botão de emergência é passível de penalidades previstas
em lei. A ViaQuatro e a ViaMobilidade reforçam a importância do uso
responsável desse dispositivo, que é uma ferramenta vital para a
segurança de
todos."Na grande maioria
das vezes o botão de emergência é utilizado de forma incorreta,
ocasionando a interrupção da operação desnecessariamente. Na maior parte
dos casos basta usar o intercomunicador, que é o dispositivo adequado
para suporte aos passageiros", afirma Nathalia.