Tatuzão chega à Brasilândia e avança na obra da Linha 6-Laranja do Metrô de SP

04/02/2025

Com investimento de R$ 19 bilhões, a maior obra em execução no Brasil tem previsão de entrega para 2027

A obra da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo avançou mais uma etapa com a chegada do tatuzão à futura estação Brasilândia, na Zona Norte da capital. O governador Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes acompanharam o evento nesta terça-feira (4), marcando um momento decisivo para o projeto.

A Linha 6-Laranja, que conectará Brasilândia à estação São Joaquim da Linha 1-Azul, contará com 15 estações ao longo de 15 quilômetros de extensão. Essa é a maior obra de infraestrutura em andamento no país, sendo executada por meio de uma parceria público-privada entre o governo de São Paulo e a concessionária Linha Uni, com um investimento total de R$ 19 bilhões, incluindo financiamento do BNDES. A previsão é que a linha seja entregue em 2027.

Com a chegada do tatuzão à Brasilândia, a escavação do trecho norte da linha se aproxima da conclusão. Essa máquina de grande porte, também chamada de tuneladora, tem um papel fundamental na construção de metrôs ao escavar túneis de forma rápida e eficiente, reduzindo impactos urbanos.

O que é o tatuzão e como ele funciona?

O tatuzão, ou TBM (Tunnel Boring Machine), é uma máquina de grande porte utilizada para a escavação subterrânea. Ele corta o solo e instala os anéis de concreto que formam a estrutura do túnel, garantindo segurança e precisão na obra.

Surgido na Europa no século XIX, o TBM revolucionou a engenharia de túneis, permitindo construções mais seguras e ágeis em comparação com métodos tradicionais. No Brasil, o tatuzão já foi utilizado em diversas linhas do Metrô de São Paulo e em grandes projetos de infraestrutura.

A chegada da tuneladora à Brasilândia representa um avanço significativo na construção da Linha 6-Laranja, que promete transformar a mobilidade na cidade, beneficiando milhares de passageiros diariamente.