

São Paulo investirá mais de R$ 1 bilhão na modernização das travessias hídricas
Projeto prevê investimento de mais de R$ 1 bilhão em novos terminais de passageiros, aquisição de embarcações, flutuantes e
ampliação dos já existente

O projeto de concessão do sistema de
travessias hídricas do Governo do Estado de São Paulo prevê o
investimento de mais de R$ 1 bilhão em ampliação da capacidade de frota
de embarcações, flutuantes e diversas melhorias em infraestrutura
terrestre, como a construção de novos terminais e reformas dos já
existentes. A modernização trará mais eficiência na operação e melhor
qualidade em serviços de transportes públicos oferecidos à população.
Já no primeiro ano de concessão, prevista
para ser assumida pela iniciativa privada a partir de 2026, as
embarcações hoje movidas a propulsão a diesel serão substituídas por
novas embarcações, com a conversão para propulsão elétrica nos
locais onde a operação e infraestrutura permitam. A previsão é que até o
sexto ano de contrato de parceria público-privada todas sejam trocadas.
O transporte moderno com maior capacidade
de veículos e passageiros, possibilitará maior eficiência na operação do
serviço com a redução da fila de espera, criando uma experiência mais
ágil e satisfatória para os usuários. "É óbvio que a
preocupação sinalizada atualmente é a redução do tempo de espera nas
filas de travessias para os usuários do litoral centro, litoral norte e
litoral sul. Serão adquiridas embarcações com capacidade de até 70
veículos, isso reduzirá de forma
significativa o tempo de espera dos passageiros", enfatiza o presidente
da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), Edgard Benozatti.
Na parte terrestre, serão instalados novos
terminais ou reformados os já existentes, com toda infraestrutura
necessária para embarque e desembarque, trazendo um ambiente mais
confortável para os usuários. "À medida que os investimentos forem
sendo realizados, os usuários observarão as melhorias", ressalta o
presidente da CPP.
Qualificada no Programa de Parcerias de
Investimentos do Estado (PPI-SP), a concessão inclui a operação,
manutenção e exploração de 14 linhas aquaviárias, sendo oito litorâneas
(operadas pelo Departamento Hidroviário nas regiões norte, centro
e sul do litoral paulista), três do sistema de balsas da Empresa
Metropolitana de Águas e Energia e três no Reservatório de Paraibuna.
As 14 linhas a serem concedidas incluem:
São Sebastião-Ilhabela; Santos-Vicente de Carvalho; Santos-Guarujá;
Bertioga-Guarujá; Cananéia-Continente; Cananéia-Ilha Comprida;
Cananéia-Ariri; Iguape-Juréia; Bororé-Grajaú; Taquacetuba-Bororé; João
Basso-Taquacetuba; Porto Paraitinga; Porto Varginha; e Porto Natividade
da Serra.
Atualmente, o sistema atende em torno de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos anualmente.
A publicação do edital está prevista para o
primeiro semestre de 2025 e o leilão e assinatura de contrato para o
segundo semestre de 2025. Será um contrato único que abarcará todas as
travessias do estado. A modalidade contratual de concessão
patrocinada (PPP) terá duração de 20 anos.
Programa de Parcerias de Investimentos (PPI)
O PPI-SP é uma iniciativa do Governo do
Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego,
desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em
São Paulo.
Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais completo programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional. Ao todo, já são 29 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 494 bilhões.


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