Prefeito de São Paulo estuda reajuste na tarifa de ônibus para 2025
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), sinalizou que a tarifa de ônibus na cidade pode sofrer reajuste em 2025, após quatro anos congelada em R$ 4,40. A decisão será baseada em estudos que consideram a inflação acumulada de 32,77% no período, mas Nunes garante que o aumento não será superior ao índice.
Segundo o prefeito, a equipe avalia aplicar apenas parte da correção inflacionária para evitar impacto excessivo no bolso dos usuários. "Aumento real acima da inflação não haverá. Se houver reajuste, será abaixo do índice acumulado", afirmou Nunes, destacando que a definição será feita até o final de dezembro.
A manutenção da tarifa congelada foi defendida por Nunes após sua reeleição, mas o prefeito reforçou que a decisão final dependerá de fatores como dissídios trabalhistas e custos operacionais, para equilibrar o orçamento sem comprometer outras áreas como saúde e educação.
Desde a gestão Kassab, os reajustes nas tarifas de ônibus, Metrô e CPTM têm sido alinhados devido à integração com o bilhete único.