Pré-estreia europeia do IVECO BUS CROSSWAY ELEC: solução para descarbonizar a mobilidade interurbana
Hoje, a IVECO BUS revelou seu novo CROSSWAY ELEC na Autocar Expo, que acontece em Lyon de 3 a 6 de dezembro.
O novo CROSSWAY ELEC incorpora as características que tornaram a linha CROSSWAY bem-sucedida desde seu lançamento, além de todas as vantagens das soluções de eletromobilidade oferecidas pela IVECO BUS para atender aos requisitos de descarbonização do transporte escolar e interurbano:
-Modularidade e flexibilidade no armazenamento de energia de 3 a 6 packs, para atender perfeitamente às necessidades das missões.
-A mais recente geração de baterias FPT Industrial com alta densidade energética, como todos os outros modelos elétricos do fabricante.
-Suporte de Energy Mobility Solutions para definir projetos de eletromobilidade.
-Ferramentas telemáticas IVECO ON.
Hoje ocorreu a estreia europeia do novo CROSSWAY ELEC na linha elétrica da IVECO BUS. Fortemente comprometida com o desenvolvimento da mobilidade de zero emissões na Europa, a IVECO BUS expande ainda mais sua linha CROSSWAY com a adição de um segundo modelo elétrico. O novo CROSSWAY ELEC atenderá perfeitamente às necessidades de descarbonização da mobilidade nas missões escolares e interurbanas.
"A adição do CROSSWAY ELEC à nossa linha, ao lado da versão Low Entry já disponível, demonstra nossa capacidade de oferecer soluções elétricas em todas as missões", disse Giorgio Zino, Head of Commercial Operations da IVECO BUS Europa. "Este novo CROSSWAY ELEC é um veículo inovador. Ele permitirá que a IVECO BUS, líder europeia no segmento, também conduza os operadores em sua transição elétrica no transporte escolar e interurbano como pioneira. Com as entregas começando em 2025, o nosso CROSSWAY ELEC já oferece aos operadores de transporte uma solução eficaz, e bem antes do marco da redução de CO2 em 2030."
O novo CROSSWAY ELEC combina as qualidades reconhecidas da linha CROSSWAY com os benefícios das soluções de mobilidade elétrica da IVECO BUS. Ele incorpora muitos elementos-chave da linha CROSSWAY, incluindo o trem de força elétrico idêntico ao do modelo Low Entry ELEC, facilitando a gestão diária dos operadores que já possuem modelos CROSSWAY em sua frota.
Disponível nas versões de 12 e 13 metros (classes II e III), o novo CROSSWAY ELEC oferece grande flexibilidade com a escolha de 3 a 6 packs de baterias. Isso permite que ele atenda perfeitamente às necessidades específicas dos clientes em termos de missões e quilometragem diária entre recargas.
As configurações de 3 ou 4 packs, com 2 baterias no teto e 1 ou 2 no compartimento traseiro sem afetar o espaço da bagagem, são particularmente adequadas para missões escolares, que raramente exigem mais de 200 km por dia. Quanto às versões de 5 ou 6 packs, as baterias adicionais são instaladas nos compartimentos de bagagem, reduzindo ligeiramente a altura disponível nesta configuração.
Equipado com 6 packs, o CROSSWAY ELEC possui uma capacidade total de armazenamento de energia de 415 kWh, com uma autonomia de 450 a 500 km. Estas são as mais recentes baterias NMC de 69 kWh, montadas pela FPT Industrial, que oferecem excelentes padrões em termos de densidade energética e capacidade de carga.
A flexibilidade no armazenamento de energia preserva o espaço para passageiros e o volume de armazenamento de bagagem. O novo CROSSWAY ELEC pode acomodar até 57 pessoas na versão de 12 metros e até 63 passageiros na versão de 13 metros, incluindo 5 assentos na parte traseira. O CROSSWAY ELEC equipado com 4 baterias oferece até 6,2 m³ (modelo de 13 m) e 5,1 m³ (modelo de 12 m) de volume no compartimento de bagagem, além de 3 m³ (modelo de 13 m) de prateleiras internas para bagagem e 2,8 m³ (modelo de 12 m).
Equipado com um motor elétrico SIEMENS Elfa III de 290 kW com 3000 Nm de torque, o CROSSWAY ELEC pode ser carregado no depósito através de uma tomada CCS Combo 2 individual. O estado de carga está disponível para o motorista no painel.
O novo CROSSWAY ELEC se beneficia de um ecossistema abrangente para uma mobilidade elétrica eficiente, incluindo um conjunto completo de serviços personalizados, que vão desde consultoria para o desenvolvimento de frotas elétricas (Energy Mobility Solutions) até ferramentas de gestão digital (IVECO ON).
Como os outros modelos da linha CROSSWAY, o novo CROSSWAY ELEC será produzido na planta de Vysoké Myto, na República Tcheca. Em Lyon, o veículo apresentado é um CROSSWAY ELEC de 13 metros de comprimento. Ele está equipado com 4 packs de baterias posicionados no teto e no compartimento traseiro. Pode acomodar 61 passageiros.