A
eletromobilidade por ônibus é geralmente associada ao transporte urbano
das grandes cidades em áreas com muitos habitantes. No entanto, o
eCitaro totalmente
elétrico da Mercedes-Benz consegue ir além das aplicações
convencionais. No início deste ano, a empresa alemã de transportes
Ludwigslust-Parchim (VLP), que opera no sudoeste da região de
Mecklemburgo, na região do Noroeste da Alemanha, recebeu o último lote
de 15 veículos que fazem parte da grande encomenda composta por 45
eCitaros.
"É
incrível notar a flexibilidade do nosso ônibus eCitaro totalmente
elétrico", afirma Mirko Sgodda, Chefe da área de Vendas, Marketing e
Serviços ao Cliente
da Daimler Buses. "Ficamos deslumbrados com toda a qualidade
apresentada em sua operação como ônibus intermunicipal, demonstrada por
meio de equipamentos customizados e um conceito sofisticado na operação
da Ludwigslust-Parchim".
A
fim de preparar os veículos para que atuem da melhor maneira em sua
operação intermunicipal, os bancos são montados sobre plataformas na
parte dianteira
do veículo e os passageiros podem contar com assentos confortáveis da
marca Inter Star Eco com cintos de duas pontas. Além disso, os ônibus
também apresentam revestimento das paredes internas em feltro,
conectividade Wi-Fi (rede local para conexão sem fio)
e entradas USB para dispositivos que tornam o eCitaro ainda mais
agradável para os usuários.
Os
motoristas, por sua vez, contam com banco aquecido e climatizado,
espelho interno com ajuste elétrico e uma divisória que passa por toda a
largura da porta
da cabine, mantendo-os isolados em relação ao salão de passageiros. O
aumento do ângulo de entrada facilita as operações em estradas
irregulares e terrenos difíceis.
Esses
ônibus eCitaro apresentam vários recursos de segurança, como assistente
de proteção lateral (Sideguard Assist), assistente para condução
econômica (Eco
Driver Feedback), que contribui para que o motorista obtenha um estilo
de condução mais moderado, e câmera de ré. Destaque também para o
sistema de frenagem de emergência (Preventive Brake Assist), equivalente
ao ABA 5 da linha O 500 de ônibus rodoviários
da Mercedes-Benz do Brasil.
Treze locais de operação e 49 postos de recarga de baterias
Com
uma frota de cerca de 200 ônibus, a VLP opera, atualmente, 172 rotas em
sua região. Dessa forma, com o volume de veículos adquiridos,
aproximadamente um
ônibus em cada quatro será substituído por um eCitaro totalmente
elétrico da Mercedes-Benz. Por circularem em áreas com baixa densidade
populacional e numerosas vilas, os ônibus da empresa requerem muita
autonomia. Com uma capacidade total de 378 kWh e duas
posições para tomadas de recarga no lado direito, acima do eixo
dianteiro e traseiro, a tecnologia de baterias do eCitaro proporciona
uma estrutura sólida e apropriada para atender à demanda. Além disso, a
VLP possui uma organização decentralizada que favorece
o uso de ônibus elétricos. São 49 postos de recarga de baterias, que
serão estabelecidos em 12 dos 13 locais de operação com 100% dessa
eletricidade vindo de fontes de energia renovável.
O
compromisso da VLP e de seus parceiros é reconhecido e respeitado em
todo o setor. Stefan Lösel, diretor geral da empresa, recebeu este ano o
Prêmio EBUS
2022, premiação ambiental nacional para transportes públicos.
Homenageado como "personalidade em destaque no setor de transportes", no
campo da mobilidade, o executivo recebeu a premiação pelo compromisso
exemplar e criativo quanto a introdução dos ônibus
elétricos em áreas rurais. A VLP é a primeira empresa de transportes da
Alemanha que iniciou a migração em larga escala de seus ônibus para a
eletomobilidade em áreas rurais.
Ampla autonomia comprovada nas operações diárias
A
experiência prática da VLP com a operação dos ônibus elétricos vem
correspondendo às expectativas. O eCitaro da Mercedes-Benz tem atingido
uma boa autonomia,
ultrapassando 300 quilômetros em operações diárias a depender da
configuração selecionada. O veículo ainda retorna para a garagem com uma
capacidade restante segura de aproximadamente 15%. Isso significa que
uma quilometragem de cerca de 50 a 60 mil quilômetros
por ano é viável.
A
digitalização também desempenha um papel nesse contexto. A empresa de
transportes Ludwigslust-Parchim vem utilizando os serviços da Omniplus
On, que monitora
a condição de operação dos veículos. O planejamento do uso e gestão da
garagem foram desenvolvidos em estreita colaboração com os especialistas
da IVU, empresa parceira da Daimler Buses.
eCitaro é referência para o eO500U da Mercedes-Benz Brasil
Consolidado
na Europa, o ônibus eCitaro totalmente elétrico é referência para o
eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a baterias da Mercedes-Benz do
Brasil,
modelo que registra a entrada da Empresa na era da eletromobilidade em
veículos comerciais no País.
O
eO500U foi desenvolvido pela Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil para
a realidade do País, como para a América Latina. O conceito
eletroeletrônico do chassi
de ônibus elétrico brasileiro, englobando itens como baterias, direção,
motores elétricos e eixos, segue parâmetros do ônibus integral eCitaro
da Daimler Buses. Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, o
veículo foi amplamente testado no Brasil
e também na Alemanha.
"Esse
é um lançamento muito especial para todos nós, mais um grande marco
histórico na notável trajetória de pionerismo e inovação de 66 anos da
Empresa no
País", diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus
da Mercedes-Benz do Brasil. "Juntamente com nossos parceiros, estamos
construindo um grande legado para a eletromobilidade. É muito bom saber
que nosso time brasileiro faz parte do plano da Daimler
Buses de oferecer veículos neutros em CO2 movidos a baterias e
hidrogênio em todos os segmentos até 2030. Ou seja, vamos contribuir
para a redução das emissões e para a descarbonização no transporte. Isso
demonstra que estamos alinhados às tendências globais
e locais da sustentabilidade, seguindo os pilares ESG".
De
acordo com o executivo, a Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem
parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento
inicial de
transição do motor diesel para a chegada da tração elétrica.
"Apoiaremos os clientes, os motoristas, profissionais de oficina,
gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores
e demais parceiros. Nossas equipes também irão oferecer
consultoria e treinamento técnico e operacional para as empresas de
transporte de passageiros", diz Walter Barbosa.
Os concessionários Mercedes-Benz estão
sendo treinados e têm estrutura preparada para o atendimento
especializado a clientes de ônibus elétricos. A Empresa
está alinhada com os encarroçadores, fornecedores de peças, componentes
e, agora também, empresas de energia elétrica e de infraestrutura de
recarga das baterias.