Desempenho e Inovação: Os Novos Ônibus Scania Série K Chegam com Tecnologia de Última Geração
Produtos elevam o mercado de ônibus a um novo patamar de mobilidade sustentável com o máximo de disponibilidade e total segurança
Apresentada na Lat.Bus 2022 e efetivamente no mercado desde janeiro de 2023, para atender a fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), ou equivalente à lei europeia Euro 6, a Nova Geração de ônibus Scania é reconhecida cada vez mais pelos clientes pela alta rentabilidade. Em uma perfeita união de mobilidade sustentável com economia operacional, a linha contempla os modelos da Série K (motor traseiro).
"Nesse pouco mais de um ano e meio de história no mercado, a nova geração de ônibus está trazendo muito retorno aos clientes. Prova disso é o nosso desempenho no primeiro semestre de 2024, com alta de 152% nos emplacamentos. Estamos, de fato, colocando mais dinheiro no bolso do operador, tanto do segmento rodoviário quanto do urbano. Nossas soluções completas de produtos, serviços e alternativas financeiras são um diferencial para atender as necessidades dos clientes e oferecer um custo total de operação imbatível", diz Gustavo Cecchetto, novo gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.
A Nova Geração de ônibus da Série K Scania dipõe de motores com sistema de injeção múltipla XPI e lay shaft brake (troca de marchas 45% mais rápidas), evolução do sistema de segurança ADAS e novos sensores (alertas de ponto cego e de pedestres), atualizações das caixas de câmbio Scania Opticruise (rodoviários) e ZF EcoLife 2 (urbanos), chassi mais leve, novo eixo traseiro direcional do urbano de 15 metros com sistema eletro-hidráulico, rodoviário 8x2 com 500cv e área do motorista redesenhada e aprimorada (painel, volante e pedais).
Portfólio ainda mais amplo para atender todos os tipos de necessidades
As soluções Scania disponibilizam chassis de configurações de rodas 4x2, 6x2 e 8x2 (linha rodoviária) e 4x2, 6x2*4 e 6x2/2 (linha urbana). As motorizações, que podem ser abastecidas com diesel ou biodiesel, são de 9 e 13 litros, de 5 e 6 cilindros, trazem potências de 320, 370, 410, 450 e 500 cavalos (rodoviários) e de 280 e 320cv, para os urbanos. Também há as opções de 280cv e de 340cv nas pioneiras versões movidos a gás (natural e/ou biometano). Os torques variam de 1.350Nm a 2.550Nm.
Para viabilizar os ônibus a gás não são necessárias alterações significativas nos projetos das carrocerias. As instalações dos cilindros de gás podem ser feitas entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho) ou sobre o teto. Caso seja necessária uma autonomia maior, é possível avaliar a colocação de mais cilindros.
Os modelos rodoviários Scania são as melhores soluções para os clientes que atuam nos segmentos do fretamento – contínuo e eventual, linhas intermunicipais e interestaduais (curtas, médias e longas distâncias) e do turismo. Já para a mobilidade urbana eficiente a gama Scania tem modelos a partir de 12,5 até 28 metros de comprimento, com capacidade para transporte de 86 a 270 passageiros. As configurações são com piso baixo, normal, padrons e articulados para corredores exclusivos de sistemas BRT.
Os motores de ônibus mais econômicos da história da Scania no Brasil
Os motores Scania Proconve P8/Euro 6 desenvolvem os mais altos torques do mercado e propiciam aumento da eficiência energética em relação à geração anterior P7/Euro 5, o que na prática traz melhores resultados aos negócios dos clientes. Esse superior desempenho ocorre em virtude do sistema XPI, que possibilita melhor eficiência da combustão com pontos múltiplos de injeção, independentemente da rotação do motor, e garante menor emissão de poluentes e de ruídos. O sistema de tratamento de gases é o SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva), com o uso do reagente ARLA 32 e filtro de particulado para atender a P8.
O propulsor de 9 litros tem na robustez o seu grande diferencial. Trata-se de um motor de 5 cilindros que proporciona máxima potência e maior capacidade de carga com um menor consumo de combustível. O bloco 13 litros, de 6 cilindros, segue a filosofia Scania de baixa rotação e alto torque, ideal para operações de longas distâncias. O cliente terá excelente economia de combustível com a melhor eficiência da categoria.
Trocas de marchas ainda mais eficientes
Para a linha rodoviária, a caixa de transmissão automatizada Scania Opticruise elevou em 1% sua economia de combustível. O que vai acarretar um benefício imediato na operação. A inteligência do câmbio promove uma experiência ainda mais prazerosa numa direção fácil, confortável e segura, independentemente do peso, rota e topografia. Ainda sobre a caixa Opticruise, o lay shaft brake vem fazendo sucesso. O sistema de freio no eixo secundário da caixa torna as trocas de marchas 45% mais rápidas e suaves, e aumenta a resposta do motor.
Na gama urbana, a caixa automática ZF EcoLife 2 agrega até 3% de economia de combustível. Com melhorias significativas, o novo câmbio tem a função "Start/Stop" (Liga/Desliga) e desgaste reduzido devido ao aperfeiçoamento do sistema de refrigeração. Além de mais leve e adaptada aos motores de alto torque da Scania, conta com maior conforto, trocas mais rápidas e suaves.
Para ambas as caixas de marchas existem três tipos de modos de condução: econômico, padrão e potência. Eles ajudam o motorista em diversos tipos de situações na viagem e devem ser acionados de acordo com a necessidade.
O privilégio de dirigir um ônibus Scania com muito mais ergonomia
Desde janeiro de 2023 no mercado, a Nova Geração de ônibus da Scania tem a área do motorista totalmente redesenhada, com espaço ergonômico e confortável, e, todos os comandos integrados e posicionados de maneira estratégica nos volantes.
Os pedais suspensos e o volante ajustável foram projetados para que a relação homem/máquina seja natural e agradável. Para evitar distrações no trajeto, os botões de comando foram colocados no volante, que é ajustável para o uso do computador de bordo, bem como os controles de velocidade de subida e descida. O nível combinado entre o Scania Opticruise e o freio auxiliar Scania Retarder permite a ativação de ambos com as pontas dos dedos. Estão disponíveis quatro tipos de acabamento de volantes: básico, versão com partes cromadas, couro e madeira. O painel de instrumentos tem novo design moderno com a visibilidade ampliada e em duas opções de display, de 4 ou 7 polegadas.
Já os pedais suspensos permitem a ideal acomodação da musculatura das pernas. Dessa forma, o condutor diminuirá o cansaço da direção no final da jornada. Outro benefício é a facilidade de limpeza dessa área, que normalmente é de difícil acesso.
Segurança aprimorada
O atual portfólio de modelos Scania é reconhecidamente seguro. A Nova Geração P8/Euro 6 está equipada com sistemas aprimorados e avançados com o que há de melhor viavelmente possível para o mercado brasileiro. A tecnologia de auxílio ao motorista trouxe novos itens. O consagrado pacote opcional ADAS está em sua segunda geração (2.0) com a adição do ASLA. Lançado de forma pioneira pela Scania, em 2016, o ADAS (Advanced Driver Assistance Systems ou sistema de auxílio ao motorista), faz parte do pacote de segurança opcional da fabricante e oferece uma assistência ao motorista para melhorar a condução e prevenir acidentes.
Nos ônibus Scania da Série K, dois sistemas (de nome ASLA) foram adicionados ao ADAS 2.0, com a chegada da Nova Geração. São sensores laterais e ambos provocam alertas de ponto cego e de pedestres, com o objetivo de diminuir a falta de visibilidade nas laterais dos ônibus. A forma de chamar a atenção é feita por três ações. A primeira é uma indicação de luz âmbar fixa (quando há uma pessoa vulnerável na estrada na lateral do veículo). A segunda um aviso por indicação de luz âmbar piscando e vibração do assento do motorista (quando ele ativa o indicador na direção do usuário vulnerável da estrada). Por último, um alerta por meio de indicação de luz vermelha constante e aumento da vibração do assento (quando o condutor dirige o veículo em direção à pessoa vulnerável da estrada).
O ADAS permanece utilizando câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque, respectivamente. Os três atuais dispositivos continuam na Nova Geração. O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio do radar e da câmera e vai medindo a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios auxiliares e, também, as trocas de marchas por meio da caixa Scania Opticruise, e diminui, assim, efetivamente o risco de colisões frontais. O segundo componente é o LDW (aviso de saída de faixa), que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involuntária e invade o espaço ao lado. O terceiro e último item é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Ele auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.
Outra tecnologia de muito sucesso é o Actcruise, a evolução do controle de cruzeiro Ecocruise, que foi introduzido na linha 2018/2019 e permanece item de série. O Actcruise atua por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade para gravar rotas e aproveitar aclives e declives de maneira mais eficiente. Ele prevê a rota 3 km à frente, efetuando cálculos constantes. Ao se aproximar de declives pode diminuir a velocidade selecionada em até 8% (modo padrão) ou 12% (modo ECO). Uma economia no consumo de combustível em média de até 3%, de acordo com a rota e peso do veículo.
Além do freio motor, a Scania dispõe do freio auxiliar Retarder integrado. O Scania Retarder atua diretamente no trem de força, com 4.100 Nm de potência de
frenagem, tem acionamento hidráulico e é ativado pelo pedal ou alavanca do freio. Ele aumenta os níveis de segurança ao prevenir falhas de frenagem em longas descidas, enquanto, simultaneamente, reduz o desgaste dos freios de serviço.
O Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) é responsável por monitorar a trajetória do veículo e, no caso de uma perda repentina de tração, atua nos freios de forma individualizada em cada roda, a fim de manter o veículo na trajetória, sob
controle do motorista.
Já o sistema anticapotamento para ônibus rodoviários esvazia as bolsas de ar do veículo para diminuir o centro de gravidade em inclinações acima de 23°, e garante maior segurança e estabilidade do produto.
Chassis mais leves
Os chassis da Série K P8/Euro 6 são 2% mais leves. Com isso, o operador rodoviário consegue levar mais bagagens. Portanto, aumenta sua receita. Algo possível graças à remodelação das longarinas. Por falar na estrutura do chassi, ela também está mais silenciosa e o novo sistema elétrico garante uma integração maior com a carroceria. A consequência prática está no aumento da tecnologia embarcada.
Nova Geração de ônibus Scania P8/Euro6: modelos rodoviários
As soluções Scania disponibilizam chassis de configurações de rodas 4x2, 6x2 e 8x2 (linha rodoviária) e 4x2, 6x2*4 e 6x2/2 (linha urbana). As motorizações, que podem ser abastecidas com diesel ou biodiesel, são de 9 e 13 litros, de 5 e 6 cilindros, trazem as potências de 280, 320, 370, 410, 450 e 500 cavalos (rodoviários) e de 280 e 320cv, para os urbanos. Também há as opções de 280cv e 340 cv nas pioneiras versões movidas a gás (natural e/ou biometano). Os torques variam de 1.350Nm a 2.550Nm.
K 320 4x2 (320 cv de potência @ 1.900rpm / torque: 1.600Nm @1.050-1.400)
K 340 4x2 (340 cv de potência @ 1.900rpm / torque: 1.600Nm @1.000-1.400)
São indicados para o fretamento e linhas curtas. Em razão do alto torque (1.600Nm), os modelos possibilitam aos clientes excelentes resultados operacionais pela robustez do conjunto e baixo consumo de combustível. O 340cv é movido a gás.
K 370 4x2 (370 cv de potência @ 1.800rpm / torque: 1.900Nm @900-1.340)
Muito elogiado pelo cliente segue a trajetória de sucesso do antecessor (K 360). Ótima opção para carrocerias de 14 metros. A logística de transporte e a regulamentação das linhas interestaduais levam os empresários a escolher modelos mais rentáveis, migrando da tração 6x2 para a 4x2 (de 14 metros e até 50 lugares). Indicado para a aplicação rodoviária de curtas, médias e longas distâncias. O torque elevado a baixas rotações (1.900Nm) assegura uma excelente força de arranque e aceleração para uma dirigibilidade excepcional em condições de tráfego e difíceis acessos.
K 370 6x2 (370 cv de potência @ 1.800rpm / torque: 1.900Nm @900-1.340)
K 410 6x2 (410 cv de potência @ 1.800rpm / torque: 2.150Nm @900-1.340)
Além de serem opções rentáveis para a operação rodoviária de média e longa distância, esses dois modelos também são ideais para o turismo e o fretamento.
K 450 8x2 (450 cv de potência @ 1.800rpm / torque: 2.350Nm @900-1.340)
K 500 8x2 (500 cv de potência @ 1.800rpm / torque: 2.550Nm @925-1.340)
A solução 8x2 de 15 metros é um sucesso pioneiro da marca, desde novembro de 2016, para atender a legislação respectiva. Com este modelo, os empresários conseguem transportar mais pessoas nas linhas interestaduais por viagem, com importante redução de custos. São opções DD (double decker, dois andares). A Scania é a líder no segmento desde o início. O 500 é o mais potente da Scania.
Nova Geração de ônibus Scania P8/Euro6: modelos urbanos
K 280 4x2 (280 cv de potência @ 1.900rpm / torque: 1.400Nm @1.000-1.400)
K 280 4x2 (280 cv de potência @ 1.900rpm / torque: 1.350Nm @1.050-1.400)
piso normal ou baixo
Motor de cinco cilindros em linha com quatro válvulas em cada uma, possui opções padrón de 12,5/13,2 metros. É uma ótima solução para o transporte eficiente nos grandes centros urbanos. Versão a gás (torque 1.350Nm).
K 320 6x2*4 (320 cv de pot. @ 1.900rpm / torque: 1.600Nm @1.050-1.400)
K 340 6x2*4 (340 cv de pot. @ 1.900rpm / torque: 1.600Nm @1.100-1.400)
15 metros piso normal ou baixo
O motor gera um alto torque já em baixas rotações, que permite melhores resultados operacionais pela robustez do conjunto e menor consumo. A opção de 15 metros, com piso baixo, facilita o embarque dos passageiros. Os 15m Euro 6 oferecem novo eixo direcional com sistema eletro-hidráulico e de menor número de componentes, que apresenta peso reduzido, ganho de espaço e menor desgaste de pneus.
Articulados
K 320 6X2/2 (320 cv de pot. @ 1.900rpm / torque: 1.600Nm @1.050-1.400)
K 340 6X2/2 (340 cv de pot. @ 1.900rpm / torque: 1.600Nm @1.100-1.400)
piso normal ou baixo
Para aguentar o trabalho nas linhas troncais dentro dos corredores exclusivos é preciso que o ônibus tenha um chassi muito robusto, mas que também seja econômico. A Scania oferece os veículos ideais com suspensão eletrônica pré-ajustável, que facilita a adequação às plataformas, e sistema de articulação seguro com monitoração. Opção de veículo a gás de 340 cavalos. Um diferencial Scania são os redutores de cubo que contam com engrenagens helicoidais, permitindo a redução de ruídos durante a operação.