Mercedes-Benz Trucks recebe da Amazon o pedido de mais de 200 caminhões elétricos eActros 600
A Amazon acaba de realizar o seu maior pedido de caminhões pesados elétricos à bateria, escolhendo para isso mais de 200 eActros 600 da Mercedes-Benz Trucks. Este é também o maior pedido de veículos elétricos na história da fabricante de caminhões.
Os caminhões elétricos eActros 600 da Mercedes-Benz serão utilizados em rotas mais extensas, que compõem a rede de média quilometragem da Amazon, transportando contêineres de carga de e para os centros de atendimento, centros de triagem e postos de entrega da companhia. Com mais de 140 caminhões a serem destinados ao Reino Unido e mais de 50 à Alemanha, a previsão é de que os eActros 600 transportem mais de 350 milhões de encomendas com zero emissões no escapamento.
Esse pedido expressivo foi precedido por testes práticos de um protótipo do eActros 600 em um dos centros de logística da Amazon na Alemanha.
Karin Rådström, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck AG, enfatiza: "Estamos muito contentes que a Amazon, pioneira na transformação para propulsões alternativas, tenha escolhido o nosso eActros 600, um divisor de águas para o transporte sustentável".
Stina Fagerman, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks, acrescenta: "A Amazon é um importante cliente para nós na jornada em direção ao transporte neutro em CO2. Um protótipo do eActros 600 já foi testado pela Amazon, fornecendo insights valiosos antes do início da produção em série. Portanto, estamos muito satisfeitos com este pedido de caminhões eActros 600".
Andreas Marschner, vice-presidente de Sustentabilidade de Operações Globais da Amazon, afirmou: "O pedido de mais de 200 eActros 600 ressalta nosso compromisso em sermos líderes na eletrificação de nossa rede de transporte na Europa. Este é o maior pedido de caminhões pesados elétricos da Amazon até o momento em qualquer lugar do mundo, sendo um passo importante à medida que trabalhamos para realizar nosso compromisso com a iniciativa global Climate Pledge de atingir emissões líquidas de carbono zero em nossas operações até 2040".
Sobre o eActros 600
O caminhão elétrico à bateria Mercedes-Benz eActros 600 para transporte de longas distâncias teve sua estreia mundial no final de 2023. A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora [1] – daí a designação do modelo como "600" – e um novo eixo de transmissão elétrico desenvolvido internamente permitem que o caminhão elétrico alcance uma autonomia de 500 quilômetros [2] sem recarga intermediária. Essa autonomia é alcançada em condições muito realistas e práticas com um PBTC de 40 toneladas, que também pode ser consideravelmente maior dependendo do estilo de direção e da rota.
O eActros 600 será capaz de cobrir bem mais de 1.000 quilômetros por dia. A recarga intermediária durante os intervalos de descanso do motorista, mesmo sem que a recarga seja feita em megawatts, torna isso possível, desde que haja opções de recarga disponíveis. Além da recarga CCS com até 400 kW, o eActros 600 permite a recarga em megawatts (MCS).
As baterias do eActros 600 são baseadas na tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP), caracterizadas por uma longa vida útil. Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks projetaram o eActros 600 para atender aos mesmos requisitos de durabilidade estabelecidos para veículos e componentes de um Actros convencional de longa distância para serviços pesados. Isso significa até 1,2 milhão de quilômetros em dez anos de operação. Após esse período de uso, o estado da vida útil da bateria ainda deverá estar acima de 80%. Em contraste com outras tecnologias de células de bateria, mais de 95% da capacidade instalada também pode ser usada com a tecnologia LFP. Isso permite uma autonomia maior com a mesma capacidade instalada de baterias.
Visualmente, o caminhão elétrico de longa distância é caracterizado por um design essencialmente novo e purista, com linhas claras e um formato aerodinâmico. Em termos de rentabilidade para os operadores de frotas, o caminhão elétrico deve definir novos padrões, permitindo que ele substitua, no longo prazo, a maioria dos caminhões a diesel no importante segmento de transporte de longa distância. O cerne do conceito da Mercedes-Benz Trucks para o seu caminhão elétrico à bateria para transporte de longa distância é oferecer aos clientes não apenas veículos competitivos com a nova marca TruckCharge, mas também uma solução de transporte abrangente que consiste em tecnologia de veículos, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços.
O carro-chefe elétrico já comprovou sua capacidade várias vezes em condições reais: no uso nas operações de clientes e como parte do "eActros 600 European Testing Tour 2024", uma viagem de teste de 15.000 quilômetros por um total de 22 países com um PBTC de 40 toneladas. Além disso, o modelo foi eleito o "International Truck of The Year 2025" por jornalistas especializados em veículos comerciais de 24 países europeus – o prêmio é o mais importante do setor.
[1] O eActros 600 tem três conjuntos de baterias, cada um com 207 kWh. Eles oferecem uma capacidade total instalada de 621 kWh. Capacidade nominal de uma bateria nova, com base em condições de estrutura definidas internamente. A autonomia poderá variar dependendo da aplicação específica e das condições ambientais.
[2] A autonomia foi determinada internamente sob condições específicas de teste, após os cavalos mecânicos serem equipados com semirreboque 4x2 com PBTC de 40 toneladas, a uma temperatura externa de 20°C, em operações de transporte de longa distância, podendo divergir dos valores determinados de acordo com o Regulamento (UE) 2017/2400.