

Mercedes-Benz expande projeções e testes de ônibus elétricos no Brasil e na América Latina


Totalmente desenvolvido no Brasil, o chassi de ônibus elétrico urbano Mercedes-Benz eO500U à bateria vem sendo produzido em série, desde o final de 2022, na moderna Linha 4.0 da fábrica São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Já são 436 unidades em operação: 111 da própria marca e 325 em parceria com a Eletra. A cidade de São Paulo é que conta com a maior parte dessa frota elétrica.
"Atualmente, nosso ônibus elétrico vem sendo demonstrado em operações regulares na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, assim como já ocorreu em Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro", diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil . "O eO500U está cada dia mais presente nas vias e nos sistemas de transporte coletivo urbano de grandes cidades".
A expansão do eO500U brasileiro também alcança outros mercados. Chile e Argentina já receberam este ônibus elétrico para demonstração, o que ocorrerá agora com o México. No caso do Chile, o eO500U foi aprovado tecnicamente em operação regular quanto ao consumo de energia e capacidade de passageiros.
Testes com o articulado elétrico eO500UA
"Ainda sobre a eletromobilidade, vale destacar que nosso ônibus elétrico articulado eO500UA, apresentado na LatBus 2024, já tem um programa de testes para 2025", afirma Walter Barbosa. "O primeiro elétrico articulado da Mercedes-Benz do Brasil também está sendo desenvolvido no País e será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, expandindo o nosso portfólio de elétricos. Este veículo deverá entregar uma circular em 2026 e também será exportado para países da América Latina".
Protótipos do ônibus articulado eO500UA, com carroçaria Caio, cumprem um programa de testes de funcionalidade e durabilidade em trechos urbanos de algumas cidades e nas pistas do Centro de Testes Veiculares da Mercedes-Benz do Brasil em Iracemápolis, parceria com a Bosch.
A eletrificação necessita do compromisso de todos os jogadores
"Para que uma solução de eletromobilidade seja sustentável para o Brasil do ponto de vista tecnológico, estrutural e comercial, descarbonização no transporte de passageiros, é preciso um envolvimento efetivo dos governos federal, estadual e municipal e da iniciativa privada. Isso é fundamental para viabilizar o financiamento de ônibus elétricos no País e a implantação efetiva da infraestrutura de carga e recarga", ressalta Walter Barbosa. "De nossa parte, enfatizamos que a Mercedes-Benz do Brasil tem capacidade total de produção para atender às demandas de ônibus elétricos de cidades como São Paulo, como de todo o País e também da América Latina e outros mercados".
De acordo com o executivo, com seus ônibus elétricos, a Mercedes-Benz dá uma contribuição fundamental para a mobilidade sustentável no transporte coletivo urbano. "Estamos assim novamente alinhados às tendências do mercado. Uma das mostras que as pessoas estão buscando alternativas aos carros. Elas estão deixando os carros na garagem, utilizando ônibus, trem, metrô, bicicleta e até patinete elétrico".
Walter Barbosa comenta ainda que um ônibus com 70 passageiros equivale, em média, a uns 50 automóveis nas vias. "Sem esses carros, imagine o quanto isso poderia melhorar o tráfego. E mais: a Prefeitura de São Paulo, por exemplo, estima que a substituição de apenas um ônibus a diesel por um elétrico economiza a atmosfera da emissão de 106 toneladas de CO2 por ano. Ou seja, o ônibus elétrico está inserido nessa realidade, com vantagens para os operadores, os usuários, o meio ambiente e a sociedade como um todo".
Renovação de frota de ônibus a diesel
Para Walter Barbosa, outro ponto muito importante para a mobilidade sustentável no transporte público é a necessidade de renovação da frota de ônibus a diesel. Nesse sentido, os ônibus Euro 6 reduzem significativamente as emissões de Óxidos de Nitrogênio e de Material Particulado. "Por isso, programas de financiamento como o Refrota, por exemplo, são fundamentais para que as empresas possam renovar suas frotas com ônibus cada vez mais compatíveis com o meio ambiente. Em suma, com nossos ônibus elétricos e com os modelos consagrados a diesel com tecnologia BlueTec 6, a Mercedes-Benz reforça seu compromisso com o transporte sustentável, sem abrir mão da eficiência e rentabilidade para as operadoras".
A Mercedes-Benz do Brasil sobressai no mercado também pelos serviços financeiros do parceiro Banco Mercedes-Benz, o primeiro a operacionalizar a linha do BNDES Finame com recursos do Fundo Clima no País. Essa linha garante recursos para apoiar projetos voltados para aquisição de veículos que reduzam as emissões de gases de efeito estufa.
O Banco Mercedes-Benz também foi o primeiro a aderir ao Novo Refrota, financiamento do Pró-Transporte com investimentos do Novo PAC do governo federal.
"O Fundo Clima, o Novo Refrota e o Novo PAC são instrumentos cruciais para a compra de veículos zero milhas, muito menos poluentes, mais seguros e mais amigáveis ao meio ambiente", diz Walter Barbosa. "Como se vê, além de oferecer a melhor solução para cada segmento de ônibus, os veículos Mercedes-Benz também têm um importante papel econômico, que é garantir disponibilidade e rentabilidade aos clientes. É aí que se destacam nossos serviços".


Marcopolo cresce nas operações internacionais, com avanço de 68% na receita líquida no primeiro trimestre de 2025

VWCO alcança marco de 30 mil ônibus para Caminho da Escola

Agrishow 2025: Volare, única marca a apresentar veículos híbrido e movido à gás veicular para o agronegócio

Mercedes-Benz expande projeções e testes de ônibus elétricos no Brasil e na América Latina
