Marcopolo Rail amplia sua atuação, no mercado internacional, com fornecimento de trens para o Chile
Unidade de negócios da Marcopolo assinou contrato para o fornecimento de três composições de dois carros, modelo Prosper, ao mercado chileno, e abre oportunidades para tecnologia brasileira no exterior
Caxias do Sul, 22 de dezembro de 2022 -- A Marcopolo Rail amplia sua atuação, no mercado internacional, com o fornecimento de três composições de dois carros para a Empresa de los Ferrocarriles del Estado - EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária do país. A unidade de negócios da Marcopolo, especializada no desenvolvimento e produção de veículos ferroviários, assinou o contrato para o fornecimento em dezembro de 2022.
"Os veículos serão bidirecionais, com
cabines de operação em cada extremidade. As composições terão capacidade
para transportar 223 passageiros, sendo 80 sentados e 143 em pé. Os
modelos vão contar com
climatização, espaço destinado para pessoas com mobilidade reduzida,
além de um sanitário adaptado", destaca Petras Amaral Santos, gerente
executivo da Marcopolo Rail.
O contrato com a EFE inclui o
fornecimento de material rodante, peças de reposição e manutenção. Serão
três unidades Diesel Multiple Units, DMUs, com dois carros cada uma do
modelo Prosper, com portas em ambas as
laterais, poltronas com apoio de braço, portas USB e mesa dobrável no
encosto. Para maior conforto térmico, os trens terão sistema de
ar-condicionado independente para cada carro. A produção está prevista
para iniciar no primeiro semestre de 2023,
no Complexo Industrial de Ana Rech, em Caxias do Sul (RS), em um
pavilhão específico para a produção dos veículos ferroviários e vai
atender todas as exigências de processos fabris.
Os trens produzidos deverão operar na
linha Talca-Constitución, um circuito interurbano de transporte de
passageiros de média distância, com 88 quilômetros de extensão e 11
estações. O sistema faz parte do programa
Trenes de Chile e passou recentemente por melhorias em sua
infraestrutura. Atualmente, o ramal conecta as zonas rurais do vale
central e da zona costeira, na região do Maule. "Nossa chegada ao Chile
coloca o Brasil como um player importante no
cenário metroferroviário internacional, considerando o potencial
estratégico de produção, bem como a capilaridade da Marcopolo para
atendimento ao continente. O fornecimento dos trens ao Chile fortalecerá
nossa atuação e favorecerá a entrada em
outros mercados da América Latina, com possibilidade de expansão da
mobilidade sobre trilhos", afirma Santos.
Avanço da mobilidade metroferroviária
A Marcopolo Rail atua para identificar oportunidades para o avanço da mobilidade metroferroviária, em linha com as atuais demandas globais, e trabalha para promover deslocamentos de alta capacidade com velocidade, eficiência e conforto.
Em 2020, a Marcopolo Rail lançou o Prosper VLT, seu primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT), para operação em uma rota turística da Giordani Turismo, em Bento Gonçalves (RS). A Marcopolo Rail também fornecerá os people movers para o consórcio AeroGru, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA. O consórcio é responsável pelo projeto de transporte de passageiros da linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais 1, 2 e 3 de passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.