HIGER FINALIZA TESTES EM CURITIBA
Testes em Curitiba: Ônibus TEVX Higer atinge autonomia de mais de 300 km com uma carga
A excelência na performance dá uma amostra da força desse modelo desenvolvido sobre o mais avançado padrão de tecnologia exclusivamente para as ruas brasileiras
Os testes do ônibus elétrico TEVX Higer na capital do Paraná foram um sucesso de público e serviram para ressaltar, mais uma vez, o desempenho dos ônibus elétricos de última geração em linhas regulares.
Os usuários que viajaram a bordo do veículo se surpreenderam pela ausência de ruídos e emissões de CO2 e ficaram com uma impressão bastante positiva, conforme divulgado numa avaliação preliminar da Prefeitura de Curitiba, o que vem a reforçar o padrão Higer de qualidade: "Parecia que eu estava no céu. Não tem barulho e é bem estável", diz a aposentada Celene Tulio, que geralmente utiliza a linha Campina do Siqueira/Batel para ir ao médico.
"Tomara que esse ônibus fique em linha, é muito melhor do que os demais", avaliou a aposentada Dinacir Alves Ferreira, que desembarcou no Terminal Campina do Siqueira com a neta. "Não dá para comparar", elogiou.
Pura tecnologia em números - Porém, são os dados de desempenho que fazem o HigerAzure A12Br um colosso no mercado brasileiro. Desenvolvido dentro dos padrões mais avançados de tecnologia para veículo elétrico, o modelo tem 12,2 metros de comprimento e capacidade para transportar 78 pessoas.
Durante o período de teste o ônibus rodou em cinco linhas tradicionais da cidade - cada dia em uma - simulando situações de rotina e arrancando elogios dos usuários, com mais de 1052 quilômetros percorridos.
O conjunto de 12 baterias configurado para atender ao mercado brasileiro mostrou toda sua potência ao trabalhar sob temperatura variando de 10º C a 20º C, com ar condicionado digital elétrico ligado e registrando uma autonomia de até 323 km.
O consumo médio ficou em nível excelente de 1kwh/km, nesse caso, vale ressaltar que o veiculo foi guiado por 10 motoristas diferentes que receberam treinamento de condução por dois dias e acompanhamento na linha. Os resultados foram validados pela Urbs e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc).
Além disso, durante todo o período de teste não foram registrados problemas mecânicos ou elétricos com o veículo.
Toda essa demonstração de eletromobilidade em Curitiba foi viabilizada como um marco para a chegada dos veículos para testes na cidade, nos termos do chamamento público feito pela Prefeitura. O processo conta com o apoio de parcerias com diferentes atores do segmento, como o Projeto TUMI E-Bus Mission, que reúne entidades de fomento à eletromobilidade no mundo - WRI, 40Cities e GIZ, além da ENELX