Futura Linha 14-Ônix vai expandir malha metroferroviária e criar integração inédita entre região do ABC, Guarulhos e zona leste da Capital

19/03/2025

Nova Linha terá 41 km de extensão e 23 estações, promovendo conexão com diversas linhas da Região Metropolitana de São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), dá mais um passo para a expansão da mobilidade urbana com o projeto de concessão do Lote ABC-Guarulhos, que tem leilão previsto para dezembro de 2025. Além da modernização da Linha 10-Turquesa, já em operação, a iniciativa engloba também a implantação da nova Linha 14-Ônix, que vai conectar, pela primeira vez, as regiões do ABC Paulista e Guarulhos à zona leste da Capital com investimento estimado de R$ 13,1 bilhões.

A nova Linha 14-Ônix terá 41 km de extensão e 23 estações, promovendo integração com diversas outras linhas da Região Metropolitana de São Paulo: 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera), 10-Turquesa (ABC), 11-Coral (Corinthians-Itaquera), 12-Safira (São Miguel Paulista), 13-Jade (Bonsucesso) e 15-Prata (Sapopemba). A proposta faz parte da estratégia do Governo paulista de expansão da malha metroferroviária, expandindo a conexão integrada por diversos modais.

"Nosso objetivo é oferecer um transporte público integrado, acessível e sustentável. A nova estrutura também permitirá conexões diretas com outros modais, ampliando o acesso da população a diferentes regiões do estado de forma mais rápida e integrada. A construção da Linha 14 representa um marco da nossa gestão", destaca o governador Tarcísio de Freitas.

Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP)
O Lote ABC-Guarulhos faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.

Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais completo programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional. Ao todo, já são 29 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 494 bilhões.