Abrati reforça a importância da escolha de empresas regulares para viagens rodoviárias e de informar às autoridades casos que coloquem em risco a segurança nas estradas
Em resposta à Rádio Ônibus, SpTrans diz que promove ações e campanhas de prevenção a sinistros.
A Prefeitura de São Paulo informa que a
SPTrans, como gestora do sistema de transporte público por ônibus,
realiza treinamentos diretamente com os RH's (Recursos Humanos) das
empresas concessionárias. Paralelamente, ao longo do ano, promove ações e
campanhas de prevenção para reduzir e evitar sinistros.
Quando
se registra uma ocorrência com vítima, a SPTrans aciona o Programa de
Redução de Acidentes em Transportes (PRAT) para apurar o caso. Ao mesmo
tempo, a concessionária, que é responsável pela contratação do
motorista, é orientada a adotar as medidas legais previstas em contrato
com relação ao funcionário envolvido no sinistro.
Se identificada qualquer imprudência do profissional, ele poderá ser afastado de suas funções.
O
programa conta, ainda, com procedimentos como a realização de exames
psicológicos, de sanidade física e mental, além do curso de direção
defensiva. A SPTrans pode retirar o profissional do seu cadastro até a
conclusão das apurações e o curso do devido processo legal. Treinamento obrigatório Somente
em 2022, 40.806 operadores (motoristas, cobradores e fiscais) passaram
por treinamento obrigatório em um dos cursos exigidos pela SPTrans e
previsto no contrato com as empresas concessionárias do transporte
coletivo.
O primeiro treinamento obrigatório
para todos os motoristas que ingressam no sistema prevê, entre outros
itens, abordagens de temas como "enxergar além do que se vê e agir
profissionalmente" e os conceitos de direção segura.
Os
operadores não são funcionários da SPTrans e, portanto, eles são
treinados diretamente pelos RH's das empresas concessionárias, seguindo
as diretrizes do que é determinado pela SPTrans. O treinamento de
operadores que entram no sistema tem duração de 40 horas, com
reciclagens anuais obrigatórias de 8h.
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pela fabricante de ônibus urbanos Caio, para equipar o chassi eO500U, nos primeiros testes do
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