Dia dos Motoristas é celebrado pelo Grupo SADA com ações de Saúde e Segurança
- Maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero km da América Latina emprega mais de 4 mil motoristas no país
- Campanha "Você move o mundo" mobilizou motoristas do grupo com aferição de pressão, glicemia capilar e outras atividades
Na última terça-feira (25/7) foi comemorado o Dia do Motorista. De acordo com os últimos dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Brasil possui mais de 2 milhões de caminhoneiros profissionais, responsáveis por cerca de 60% do transporte de carga existente no país, que movimenta mais de 480 bilhões de reais anualmente, segundo o IBGE.
O Grupo SADA, maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina, emprega atualmente 4.685 motoristas, seja por meio da contratação direta ou indireta. O transporte rodoviário é a força motriz do Grupo desde sua origem, em 1976, e, por meio deste modal trabalha também com outras cargas como combustíveis e componentes siderúrgicos da indústria automotiva.
O motorista Hugo Schimidt, de 28 anos, conhece o Grupo SADA desde criança e em 2019 realizou seu sonho de ser cegonheiro em uma das empresas do Grupo, seguindo os passos do pai, que também foi motorista na organização. Com mais de 288 mil quilômetros rodados no caminhão do Grupo na rota Mercosul, Hugo já transportou veículos para diversas cidades brasileiras e para a Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. "Não me vejo trabalhando em outra profissão, está no sangue. Tenho uma sensação de liberdade muito grande, faço amigos pelo caminho, conheço vários países e crio experiências que vou levar para toda a vida", conta. "Minhas rotas têm entre 5 mil e 6 mil quilômetros, é como se eu cruzasse o Brasil de Norte a Sul, do Oiapoque ao Chuí. Na estrada, a melhor escola é aprender com profissionais mais experientes, buscar soluções e sempre se atualizar tecnologicamente."
O motorista de caminhão prancha Brendo Alves, de 27 anos, está no Grupo desde 2022 e dirige por todo o Brasil. Ele ressalta que seus principais aprendizados foram priorizar a segurança. "Ter segurança no trabalho, segurança em si mesmo e ouvir os sinais de cansaço do corpo. Esse é um tema muito reforçado nas nossas ações diárias, além dos cuidados com os veículos e as condições climáticas. Viajar na estrada é a melhor sensação do mundo, sinto que estou no lugar certo e, para continuar, levo a segurança à sério".
Segurança e aperfeiçoamento profissional
Segundo o diretor de operações do Grupo SADA, Marcelo Loureiro, a segurança dos motoristas é um fator inegociável. Por isso, o Grupo SADA oferece constantemente treinamentos e programas de capacitação e conscientização sobre a segurança nas estradas.
"Treinamentos de capacidade técnica de motoristas recém-contratados com mentores Top Drivers, composto por profissionais mais experientes, formações obrigatórias e técnicas, direção defensiva, prevenção ao consumo de álcool e drogas e capacitação e formação humana para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas, por meio do programa Na Mão Certa, são algumas das nossas práticas constantes", conta. "Também mantemos convênios com instituições de ensino como o SEST SENAT, para formar e atualizar motoristas de carreta cegonha, e com o Programa Mais Educação, para conceder bolsas de estudos para todas as nossas pessoas colaboradoras. Já com o Programa Mulheres na Operação, oferecemos vagas exclusivas para o sexo feminino, inclusive para o cargo de motorista", completa.
Dentro
do quadro de motoristas do Grupo SADA, 8% é composto por mulheres.
Bruna Cristina da Costa, 34 anos, é uma dessas profissionais. No Grupo
SADA há 5 meses, porém com
uma experiência de 13 anos dirigindo caminhões e ambulâncias, ela soma
cerca de 50 mil quilômetros rodados pelo Grupo, em rotas na região
Sudeste. "Ainda somos poucas, mas acredito que a participação feminina
nas estradas tende a aumentar. Sou a
primeira mulher motorista profissional da minha família e mesmo graduada
em Administração de Empresas, a paixão pela direção falou mais alto",
afirma. "Fui muito bem-recebida por todos no Grupo SADA e sei que tenho
um papel fundamental para
abrir caminhos para outras mulheres. Busco oferecer sempre o melhor
serviço, além de fazer parte de uma rede com outras motoristas mulheres
para compartilhar dicas e ter mais um espaço de conexão, proteção e
acolhimento",
finaliza.
Campanha 'Você move o mundo'
De 24 a 28 de julho, o Grupo SADA celebra o Dia do Motorista com uma série de ações de saúde, como aferição de pressão e glicemia capilar em diversas empresas, como a SADA Siderurgia, em Várzea da Palma (MG), Eber Bio, em Montes Claros de Goiás (GO) e Brazul, em São Bernardo do Campo (SP). Estima-se que mil pessoas participarão da campanha. Além disso, foram feitas confraternizações como café da manhã e almoço com festival de caldos e sobremesas. Em Betim (MG), o Grupo SADA expôs o mais recente lançamento da Iveco, o caminhão S-Way.
"Nossa frota é composta por diversas pessoas condutoras, profissionais admiráveis que passam por tantos caminhos, conectando comunidades e movimentando o país. Com essas ações, queremos agradecer papel vital de cada pessoa motorista que trabalha no Grupo. Vocês movem o mundo", afirma a vice-presidente executiva do Grupo SADA Daniela Medioli.
Sobre o Grupo SADA
O Grupo SADA é composto por mais de 30 empresas de diversos segmentos de mercado, sendo o principal a logística e o transporte de veículos zero quilômetro, e forma o maior conglomerado desse negócio na América Latina. Sua solidez está alicerçada em uma história de 47 anos e na visão de um futuro inovador, que transforma e colabora com o desenvolvimento do país.
Presente em mais de 50 cidades em todas as regiões brasileiras, conta também com operações na Argentina. O conglomerado emprega mais de 7,5 mil pessoas nas áreas de transporte e logística, siderurgia, bioenergia, reflorestamento, comunicação, esporte, fundação social e concessionárias de automóveis de passeio e de carga.
O Grupo é motivado pela ideia de que sempre é possível ser e fazer melhor por meio da diversificação dos negócios, do investimento em inovação e em ações de ESG, a fim de criar um impacto positivo na sociedade.