Confira como será a programação do transporte metropolitano durante o feriado de Páscoa
Circulação dos trens metropolitanos e ônibus intermunicipais terá
mudanças na próxima sexta-feira (07)
São Paulo, 05 de abril de 2023 - Em razão do feriado de Páscoa, entre a Sexta-feira Santa (07/04) e o domingo (09/04), as linhas da CPTM, do Metrô e dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU atenderão com programação especial. A operação também será monitorada e, se necessário, serão adicionados mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.
Na CPTM,
a operação das cinco linhas de trens nesta sexta-feira (07) será igual à
de um domingo. Já no sábado (08) e no domingo (09), a operação manterá a
programação prevista
para esses dias, com os intervalos programados para os fins de semana.
Os ônibus da EMTU, que circulam nas cinco regiões metropolitanas do Estado, funcionarão com programação horária de domingos na sexta-feira (07). No sábado (08) e domingo (09), os serviços operam com a programação normal, a já realizada nesses dias. Os horários e itinerários estão disponíveis no site Link e no app da EMTU.
No Metrô, a operação das linhas 1-Azul, 2-Verde e 15-Prata neste feriado da Páscoa será igual ao do final de semana. Na Linha 3-Vermelha, haverá operação especial a partir das 22h desta quinta-feira, para dar continuidade às obras de instalação de portas de plataforma na estação Palmeiras-Barra Funda. Nesse período, uma das plataformas de embarque da estação ficará interditada durante toda a operação na sexta-feira (7) e no sábado (8). Em decorrência dessa interdição, a circulação dos trens ocorrerá com maiores intervalos. As composições circularão entre as estações Marechal Deodoro e Palmeiras-Barra Funda por via única (via singela). Os passageiros desembarcarão na estação Marechal Deodoro e terão que trocar de trem para prosseguirem viagem. No trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Marechal Deodoro, a circulação será mantida por ambas as vias. No domingo (9), a operação dos trens será normal. Essas mudanças serão comunicadas pelo sistema de som dos trens e das estações, por cartazes e pelas redes sociais oficiais da Companhia.
Bilhetes - Para evitar filas nas bilheterias das estações, recomenda-se a compra antecipada dos bilhetes.Desde
o final de 2020, o bilhete para ingresso nas linhas de
metrô e trens metropolitanos é um QR Code. O passageiro pode adquirir o
bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A
compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o
canal oficial do TOP. Basta adicionar o
número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e
seguir as orientações.
Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.
Bikes - Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes aos das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.