Cascavel se destaca na eletromobilidade e inspira países vizinhos

06/09/2024

O projeto de eletromobilidade de Cascavel, no Paraná, está chamando a atenção internacional. Uma comitiva da Buses Vules, uma das maiores empresas de transporte do Chile, visitou a cidade para conhecer de perto o eletroterminal e a frota de ônibus elétricos acompanhado de representantes da TEVX Higer e da Transitar.
O complexo de mobilidade elétrica de Cascavel, composto pelo eletroterminal, com capacidade para carregar 14 ônibus simultaneamente, a estação de geração de energia solar e os pontos de recarga rápida nos terminais Sul e Leste formam um sistema integrado e eficiente que impressionou os visitantes chilenos."Cascavel se tornou referência em eletromobilidade no Brasil", afirma Marcelo Barella, diretor da Higer para a América Latina. "O sucesso do projeto, com ônibus elétricos de alta performance e uma infraestrutura completa, desperta o interesse de outras cidades e países."
O projeto de implementação da frota de 15 ônibus elétricos da TEVX Higer em Cascavel levou três anos e representa um avanço significativo para a cidade. Além de reduzir a emissão de poluentes em mais de 2.000 toneladas de CO2 por ano, os veículos elétricos proporcionam maior conforto e silêncio aos passageiros.
A visita da comitiva chilena reforça a força do modelo de Cascavel para inspirar outras cidades que buscam soluções sustentáveis para o transporte público, não apenas no Brasil, como em outros países do entorno.
Sobre TEVX HIGER – A operação no mercado brasileiro da HIGER BUS – líder mundial na fabricação de ônibus elétricos – está sob a responsabilidade do TEVX Motors Group (voltado para a oferta de soluções de mobilidade sustentável, com atuação na importação dos ônibus, na prestação de serviços de pós-venda, representação técnica das baterias CATL e a oferta de peças de reposição).

Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a HIGER BUS exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países. E em sua planta chinesa há uma linha dedicada ao portfólio brasileiro Azure.