BYD do Brasil inicia testes de ônibus D9A em São Caetano do Sul

25/10/2024

Testes com passageiros durarão cerca de 30 dias antes do início oficial das operações

A BYD do Brasil, líder no mercado de mobilidade elétrica no mundo e no país, anunciou o início dos testes do ônibus D9A em São Caetano do Sul (SP) nesta sexta-feira, 25. O veículo circulará pela cidade por 30 dias nas linhas 02, Circular Gerty, e 03, Circular Barcelona, de forma gratuita para os habitantes da cidade, com base no programa "Tarifa Zero", da prefeitura.

"Recebemos, hoje, mais um veículo elétrico, o segundo da nossa frota, para aprimorar a qualidade do transporte público, em direção à sustentabilidade de São Caetano do Sul. Queremos tornar a nossa cidade cada vez mais alinhada ao propósito ambiental e temos certeza que o sucesso do Programa Tarifa Zero vai nos ajudar a alavancar essa iniciativa junto aos veículos elétricos", ressaltou Auricchio Junior, prefeito de São Caetano do Sul.

A BYD já possui 10 ônibus do modelo D9A em circulação no ABC paulista, em cidades como Mauá, Santo André e Diadema. Além de não emitirem poluentes, os ônibus da empresa são 100% elétricos, possuem até 250 km de autonomia e geram menos ruídos em suas operações. O modelo, especificamente, possui um chassi de piso alto, desenvolvido para aplicação urbana em carrocerias com até 13 metros de comprimento. O D9A, ainda, é silencioso, apresenta os certificados ISO 14001/2015 e ISO 9001/2015 e a BYD oferece 5 anos de garantia para o trem de força do chassi.

Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus da BYD, afirma que essa iniciativa reforça o compromisso da empresa com a eletrificação da frota de veículos de transporte da cidade. "Estamos muito felizes de somar São Caetano do Sul ao portfólio de atuação da BYD no estado de São Paulo, especialmente quando falamos do D9A, que é um excelente modelo para transporte urbano. Esperamos que, com o fim dos testes, possamos contar com a presença de veículos elétricos em ainda mais cidades do país", finaliza o executivo.

Sobre a BYD

Líder na comercialização de veículos elétricos no Brasil e consolidada na fabricação de tecnologia de energia solar, a BYD vem expandindo sua atuação no país, desde sua chegada em 2013. Compromissada em cuidar do planeta e investir na transição energética sem emissão de poluentes, a empresa possui em solo nacional fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos, ambas em Campinas (SP). Tem também no Polo Industrial de Manaus (AM), uma unidade dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Além disso, importa empilhadeiras, paleteiras, rebocadores e caminhões para o Brasil, todos 100% elétricos. Em novembro de 2021, começou a comercialização de automóveis de passeio no país e já conta com diversos modelos e uma rede consolidada de concessionárias em operação. No ano passado deu início ao projeto para a construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, onde vai instalar a primeira fábrica de carros fora da Ásia. A companhia ainda é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo (SP) (Linha 17 – Ouro do metrô). Eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo, a BYD integra o Pacto Global das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.