BAE SYSTEMS FORNECE POWERTRAIN PARA ÔNIBUS ARTICULADOS HÍBRIDOS EM BOSTON
Em continuidade à sua estratégia de ampliar a participação e o fornecimento de sistemas de propulsão para clientes na América do Norte e América Latina, a BAE Systems Inc. anunciou mais um importante negócio para ônibus articulados híbridos da cidade de Boston, em Massachusetts, nos Estados Unidos. A fabricante fornecerá componentes do trem de força para 45 ônibus articulados híbridos Enhanced Electric Hybrid (EEH) vendidos pela New Flyer Industries para a Massachusetts Bay Transportation Authority (MBTA).
Os ônibus articulados de 18,3 metros fazem parte da renovação de frota da cidade de Boston e vão substituir 32 ônibus Neoplan Dual Mode Articulated (DMA) que foram adquiridos entre 2004-2006. O trem de força dos novos veículos híbridos é uma variação do modelo Série-ER da BAE Systems e permite que o motor a diesel do veículo seja desligado completamente por até cinco quilômetros de cada vez, sendo alimentado apenas pela bateria de íons de Lítio de 32 kWh.
Ônibus articulado de tração dupla - mais segurança em condições de neve ou gelo
Diferente dos ônibus convencionais Enhanced Electric Hybrid (EEH) de 18,3 metros da New Flyer, os novos ônibus fornecidos para o MBTA têm como inovação no sistema de propulsão da BAE Systems um eixo elétrico ZF AxTrax AVE, instalado como eixo central, além do motor de tração central para acionamento do eixo traseiro. O AxTrax AVE possui acionamentos elétricos integrados próximos às rodas.
Segundo a BAE Systems, esse sistema de tração dupla fornece tração adicional para permitir que os ônibus articulados operem com mais segurança em condições de neve ou gelo. O novo desenvolvimento foi feito para atender as necessidades específicas das condições climáticas da cidade de Boston.
De acordo com a MBTA, em anos anteriores, a cidade teve que retirar de operação os ônibus articulados durante tempestades de inverno com neve, criando problemas de capacidade na frota restante. O sistema de tração dupla resolve esse problema, proporcionando aos veículos tração suficiente para operar com segurança na neve. Como resultado, a BAE Systems e a New Flyer acreditam que o sistema pode ser aplicado em outras cidades com as mesmas condições climáticas de frio intenso.
Além da neve e gelo, a rota Silver Line de Boston oferece outro desafio único que o MBTA teve que considerar: o túnel Silver Line foi construído sem ventilação. Consequentemente, os ônibus com sistemas de transmissão somente a diesel são proibidos de operar no túnel de uma milha de extensão. O sistema híbrido Series-ER da BAE Systems permite que os ônibus desliguem completamente o motor a diesel por até 3 milhas, trafeguem pelo túnel apenas no modo elétrico, com sua bateria de 32 kWh, e voltem para o modo diesel no trecho ao ar livre.
Geofencing rotas de emissão zero
A tecnologia que suporta a operação somente elétrica dos veículos é o geofencing por meio de GPS. Ao mapear quais áreas precisam ser operadas com emissões zero, os ônibus passam automaticamente para operação com bateria sem a intervenção do motorista. Além de simplificar as tarefas do motorista, isso dá aos operadores de ônibus a capacidade de mapear facilmente outras zonas da cidade onde os ônibus podem funcionar apenas no modo a bateria. Com estudos ambientais destacando as áreas de menor qualidade do ar na cidade, as agências de trânsito podem utilizar o modo a bateria ao operar em áreas com má qualidade do ar.
Os ônibus com os sistemas de propulsão Series-ER da BAE Systems já são utilizados em San Francisco desde 2019, onde a cidade opera nove "zonas verdes" - áreas com níveis particularmente altos de poluição do ar. Os veículos trafegam nessas zonas, desligando seu motor a diesel por até três milhas. Isso tem permitido que a cidade se beneficie de zero emissões, sem a necessidade de instalar a infraestrutura de recarga necessária para veículos totalmente elétricos.
BAE Systems fornecedora da maior parte da frota de Boston
Atualmente, mais da metade da frota de ônibus de Boston possui powertrains da BAE Systems, com capacidade de bateria de 7kWh em ônibus de 12 metros até a bateria de 32kWh nos mais recentes ônibus articulados de tração dupla. Todos os ônibus híbridos da MBTA desde 2014 usam a tecnologia de transmissão elétrica da BAE Systems.
Em comparação com a frota antiga, espera-se que os novos veículos reduzam o consumo de combustível em 889.265 litros e as emissões de gases de efeito estufa em 3.898 toneladas ao longo de seu ciclo de vida, de acordo com a apresentação de novembro de 2020. O orçamento da MBTA para a aquisição dos 45 ônibus é estimado em cerca de US$ 81 milhões, com os novos veículos sendo montados atualmente na fábrica da BAE Systems em Endicott, Nova York.
Para mais informações, acesse https://www.baesystems.com/en-us/article/bae-systems-to-bring-next-generation-electric-drive-system-to-heavy-duty-industrial-vehicle-market
Crédito da imagem: Arquivo BAE Systems