Attivi Integral Marcopolo chega a Porto Alegre
Capital gaúcha será a primeira cidade brasileira a contar com ônibus elétricos, com chassi e carroceria da multinacional brasileira
Modelos 100% elétricos e de produção nacional entram em circulação a partir de 2024
Alinhada ao desafio global de desenvolver soluções para contribuir com a descarbonização dos sistemas de transporte de passageiros, a Marcopolo anuncia a chegada de modelos do ônibus Attivi Integral – veículo elétrico com chassi e carroceria próprios – à cidade de Porto Alegre (RS) em 2024. No total, serão 8 veículos que circularão em rotas operadas pela Nortran e Viação Teresópolis Cavalhada (VTC), com entrega dos primeiros ônibus a partir de abril de 2024.
"Essa é uma importante venda do Attivi Integral, mostra que estamos prontos para atender o mercado brasileiro como um todo, assim como companhias internacionais, de acordo com as demandas e oportunidades", revela Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
A entrega dos ônibus elétricos da Marcopolo para Porto Alegre consolida o trabalho realizado pela companhia em busca de oferecer ao mercado soluções de transportes mais sustentáveis, com a demonstração dos veículos em diversas cidades do País, entre elas Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Manaus (AM), Vitória (ES) e Angra dos Reis (RJ).
A multinacional brasileira também anunciou neste ano um investimento de R$ 50 milhões para a fabricação do modelo na planta de São Mateus, no Espírito Santo, o que amplia a capacidade produtiva da empresa.
Atualmente, além do Attivi Integral, a Marcopolo conta ainda com cerca de 700 ônibus elétricos e híbridos, desenvolvidos com chassis de parceiros, que circulam em diversos países, como Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, além do Brasil.
Diferenciais do Attivi Integral
O Attivi Integral é desenvolvido totalmente no Brasil, predominantemente com itens fabricados por empresas nacionais, inclusive de baterias e componentes eletroeletrônicos, e tem um conceito inovador para o transporte coletivo urbano. "Para nós é motivo de orgulho sermos responsáveis pelo desenvolvimento de um veículo eletrificado 100% brasileiro, que conta com a expertise da engenharia automotiva do país e alia a confiabilidade e segurança, que o mercado já tem na Marcopolo, aos mais modernos recursos tecnológicos", pontua Ricardo Portolan.
Os veículos que circularão em Porto Alegre têm capacidade para transportar 81 passageiros, sendo 40 em pé e 41 sentados, poltronas estofadas, espaço para cadeira de rodas no entre eixos do lado esquerdo, ar-condicionado, e bateria com autonomia de até 280 km e tempo de carga de até 4 horas.
Ficha Técnica – Attivi Integral Marcopolo
• 12,95m de comprimento
• Acessibilidade via rampa manual na porta entre eixos
• Ar-condicionado
• Autonomia de até 280 km e Tempo de Carga de até 4 horas
• Baterias LFP com 398,6kWh de capacidade
• Capacidade de até 81 passageiros
• Capacidade do Eixo Dianteiro - 7,6 mil kg
• Capacidade do Eixo Traseiro 13,0 mil kg
• Catraca no entre eixos
• Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
• Direção hidráulica eletroassistida
• Espaço para cadeira de rodas no entre eixos lado esquerdo
• Freios a disco com ABS/EBS (Door Brake)
• Freios dianteiro a disco e traseiro a tambor
• Itinerários frontal, laterais e traseiro
• Largura – 2,55 m
• Motor com potência pico de 385kW
• Para brisas bipartido
• Poltronas City estofada
• Sistema de supressão de incêndio nos compartimentos das baterias
• Suspensão pneumática, com regulagem de altura e ajoelhamento bilateral
• Teto e calhas superiores em alumínio
• Tomada para recarga tipo CCS-2-DC
• Vidros colados
Crédito das imagens: Divulgação Marcopolo